não tenha medo do silêncio

Você não precisa ter medo do silêncio

Existem muitas pessoas que morrem de medo do silêncio, que detestam ficar sozinhas consigo mesmas.

Mas qual o fundamento desse medo?

Que consequências isso pode trazer para a vida?

A carência de silêncio

Hoje em dia estamos rodeados de ruídos, de sons de todos os tipos.

Quando saíamos à rua, mergulhamos em uma infinidade de ruídos: propagandas, barulho de carros, música, dentre muitos outros.

Quando estamos em casa, é comum ligarmos a TV ou colocarmos alguma música bem alta para ouvirmos enquanto fazemos alguma tarefa ou apenas relaxamos.

O fato é que estamos carentes de silêncio.

Nós nos acostumamos com a barulheira do mundo atual e esquecemos como é importante parar e mergulhar em um instante de silêncio e reflexão.

O silêncio hoje em dia é algo muito assustador para a maioria das pessoas, afinal, ele estimula o encontro com o nosso Eu interior.

Ele nos leva para uma viagem rumo a nossa verdade, e isso pode ser algo apavorante para muita gente.

Ficar sozinho, e em silêncio, é uma experiência que já foi muito apreciada pelos seres humanos.

O silêncio em alguns momentos da história humana foi valorizado e até mesmo estimulado, daí nasceram grandes obras de arte e grandes pensamentos que influenciam o mundo até hoje.

Mas com o surgimento das tecnologias e das novas maneiras de viver, o silêncio foi perdendo a sua magia, e o ser humano foi perdendo contato com o seu Eu interior. Então o ruído substituiu a calmaria, e a reflexão foi substituída pela superficialidade.

Mas o preço dessa nova forma de viver tem sido alto: o ser humano está perdendo contato com a sua essência, e está desenvolvendo transtornos os mais diversos, e a vida já não parece mais tão sedutora, pois vem perdendo a graça dia após dia.

Para “solucionar” esse problema, têm surgido inúmeras promessas de felicidade.

O engraçado é que todas custam caro, e no final, não cumprem o que prometem, e as pessoas vão levando suas vidas com aquele sentimento de que algo está faltando, e quanto mais buscam encontrar uma solução para essa falta (sem recorrer ao silêncio e à reflexão), mais se deparam com a falta de sentido, e isso é muito triste.

Encare o silêncio com coragem

Nenhum objeto material é capaz de dar sentido à vida.

Nenhum objeto material vale tanto quando o silêncio e a reflexão.

Se você deseja dar mais sentido a sua vida, se deseja viver mais feliz, então precisa aprender a encontrar a felicidade e o sentido dentro de você, e para que consiga fazer isso, precisará aprender a lidar com o silêncio.

O silêncio é uma ferramenta capaz de te ajudar a implementar uma viagem rumo a sua verdade interior.

O silêncio pode te ajudar a descobrir quem você é de verdade.

Isso pode parecer assustador, no entanto, para que sejamos capazes de viver a vida plenamente, precisamos saber quem somos, o que desejamos de verdade, e o que de fato é importante para nós.

A verdade de um terceiro não serve para te fazer feliz, assim como sua verdade não serve para fazer a felicidade de um terceiro.

Cada pessoa precisa encontrar a sua própria verdade, assim, todo mundo precisa aprender a lidar com o silêncio, caso contrário, viverá a vida inteira em busca de um objeto que preencha um vazio que se tornará cada vez mais doloroso.