fugir dos problemas é uma boa solução

Fugir dos problemas é a melhor solução?

Durante toda a nossa vida somos desafiados por problemas que aparecem subitamente, mexem com o nosso equilíbrio emocional e prejudicam o nosso bem-estar.

Muitas vezes nos sentimos perdidos e inseguros, sem saber o que fazer para resolver aquelas situações complicadas que estão a prejudicar a nossa qualidade de vida.

Essa insegurança muitas vezes nos leva a tentar fugir dos problemas ao invés de tentar resolvê-los.

Contudo, ao fugirmos, não é incomum percebermos com tristeza que os problemas não desaparecem; ao contrário, eles se tornam maiores e mais numerosos.

Quando fugimos dos nossos problemas, o que estamos fazendo na verdade é tentando escapar de algo que está conosco, ou seja, que nos acompanhará onde quer que estejamos.

Nossos problemas na maioria das vezes são reflexos daquilo que nós somos, reflexos da forma como agimos… da forma como compreendemos o mundo.

Por exemplo, se uma pessoa tem uma crença de que todos os seres humanos são desonestos, suas atitudes perante as outras pessoas vão influenciar nas suas relações com elas, assim, pode acontecer dessa pessoa sofrer com problemas de relacionamento.

Não adianta ela tentar fugir dos problemas, não adianta dizer que todas as pessoas de um determinado lugar são desagradáveis, pois sua crença de que todos os seres humanos são desonestos a acompanhará onde quer que ela vá.

Portanto, se essa pessoa não modificar as suas próprias atitudes e a forma como encara as outras pessoas, ela sempre encontrará problemas para se relacionar.

A importância do desenvolvimento de habilidades

Problemas exigem soluções, e para encontrar soluções eficazes, precisamos de habilidades que tornem isso possível.

Desenvolver nossas habilidades para encarar e superar os desafios cotidianos é algo que devemos fazer com seriedade e esforço, visto que isso nos ajudará a ter uma vida mais plena e feliz.

Quando fugimos dos problemas sem antes tentar resolvê-los, o que estamos a fazer é deixando de alimentar a nossa autoestima e autoconfiança, isso diminui a nossa capacidade de automotivação, e nos torna menos aptos para encarar os desafios da vida.

Existem muitos recursos que podemos utilizar para desenvolver as nossas habilidades, só precisamos buscá-los e utilizá-los com disposição, compromisso e sabedoria.

Se uma pessoa têm dificuldades de relacionamento, ela pode buscar, por exemplo, livros que abordem a questão de como lidar com pessoas.

Se você possui dificuldades para se organizar e para encontrar maneiras de alcançar com eficácia os seus objetivos e sonhos, você pode buscar por instrumentos que lhe ajudem a ser um vencedor.

Dê mais atenção a si mesmo, aprenda a dialogar consigo mesmo, identifique, aceite e trabalhe as suas forças e limitações, e ganhe mais habilidades para encarar e vencer os problemas que surgem na sua vida.