como lidar com pessoas difíceis ou falsas

Como lidar com pessoas difíceis, falsas ou fingidas: dicas poderosas!

Neste artigo apresentaremos muitas informações e dicas importantes sobre como lidar com pessoas difíceis, falsas ou fingidas.

Relacionar-se é sempre algo complexo, e todos nós já encontramos dificuldades para lidar com questões relacionais.

Contudo, sabemos que é impossível fugir dos relacionamentos, visto que o ser humano é, por natureza, um ser relacional que precisa da convivência com seus iguais para encarar com sucesso os desafios da vida.

Assim, saber como se relacionar com pessoas difíceis, falsas ou fingidas mais facilmente é algo que precisamos aprender para melhorar os nossos relacionamentos interpessoais.

O fato é que para nos relacionarmos precisamos sempre lidar com as diferenças, e isso muitas vezes é algo que provoca algumas dificuldades.

Cada pessoa possui as suas crenças, os seus valores e a sua maneira de agir perante o mundo.

Assim, não é incomum encontrarmos dificuldades para conciliar as nossas diferenças com as diferenças dos outros, o que muitas vezes geram pesados conflitos.

Como não podemos acabar com as diferenças, e sabendo que não podemos deixar de nos relacionarmos, o que precisamos fazer é aprender a lidar de maneira saudável com elas, o que não é fácil, mas também não é impossível.

Entretanto, algumas pessoas realmente não conseguem lidar bem com as diferenças.

Pessoas difíceis, falsas ou fingidas têm dificuldades para lidar com as diferenças

Algumas pessoas lidam bem com as diferenças, outras nem tanto.

As pessoas que têm dificuldades para lidar com as diferenças tendem a tentar alinhar as diferenças dos outros àquilo que julgam correto e adequado.

Isso acaba por provocar problemas relacionais importantes, que podem prejudicar seriamente o seu bem-estar, bem como o das pessoas com as quais convive.

Quando encontramos pessoas que têm dificuldades para lidar com as diferenças, muitas vezes nos sentimos perdidos, sem saber o que fazer para conviver minimamente bem com essas pessoas.

Isso é angustiante e provoca um grande desgaste emocional e, em casos mais graves, pode prejudicar até mesmo a qualidade de vida.

A boa notícia é que é possível se relacionar com pessoas difíceis ou falsas de forma mais tranquila.

Contudo, precisamos desenvolver em nós mesmos algumas atitudes vencedoras, e então nos tornarmos mais aptos para lidar com eficácia com essas pessoas.

Como lidar com pessoas difíceis, falsas ou fingidas: atitudes vencedoras

saiba como lidar com pessoas difíceis ou falsas

Atitudes vencedoras quer dizer agir com foco em um objetivo.

Portanto, se você deseja saber como se relacionar melhor com pessoas difíceis, falsas ou fingidas, precisa agir alinhado com esse objetivo.

Por exemplo, de nada adianta você querer ter um bom relacionamento com um irmão difícil, se não faz nada para demonstrar para ele, com respeito, que desaprova algumas de suas condutas.

Relacionar-se com pessoas difíceis ou falsas é um desafio que exige atitudes respeitosas, porém enérgicas.

Abaixo apresentamos 3 atitudes vencedoras que podem contribuir para melhorar o seu relacionamento com pessoas difíceis ou falsas.

1 – Exija ser respeitado

Sempre que for tratar com pessoas difíceis ou falsas, é importante que você demonstre que se valoriza e que exige ser respeitado.

Isso é importante para que elas percebam que existem limites, que não podem simplesmente lhe forçar a dizer ou fazer alguma coisa, que você não partilha das mesmas opiniões e valores que elas, e que isso é um direito seu.

É necessário ter uma postura enérgica, mas demonstrando empatia, respeito e disposição para ouvir e argumentar.

2 – Saiba quem você é

Quando encontramos pessoas difíceis ou falsas, a vontade que temos é de que elas mudem o mais rápido possível, e se tornem pessoas mais maleáveis e agradáveis.

Entretanto, se não quiserem mudar, e elas têm o direito de não querer, nós continuaremos a sofrer com seus caprichos.

Então, a melhor estratégia não é tentar mudar os outros, mas aprender sobre nós mesmos, e então utilizar esse aprendizado para encontrar maneiras mais eficazes de melhorar o relacionamento com essas pessoas difíceis ou falsas.

Quando aprendemos a identificar as nossas próprias forças e limitações, fica muito mais fácil não sermos atingidos por atitudes desagradáveis de pessoas difíceis, e fica mais fácil também encontrar formas eficazes de lidar de forma mais tranquila com essas pessoas.

3 – Trabalhar a independência emocional

Quando somos dependentes emocionais, ficamos à mercê das pessoas, isso pode ser bastante prejudicial para a nossa vida, principalmente quando somos dependentes de pessoas difíceis.

Se não somos capazes de agir com autonomia, nos tornamos facilmente manipuláveis, e isso pode nos levar a investir em relacionamentos decepcionantes e pouco saudáveis.

A dependência emocional é sinônimo de baixa autoestima e dificuldades para lidar com os próprios problemas, portanto, a solução é trabalhar a autonomia, de maneira a se tornar mais apto para encarar os desafios da vida.

Considerações finais

Relacionar-se com pessoas difíceis, falsas ou fingidas é sempre um grande desafio.

No entanto, algumas atitudes vencedoras podem te ajudar a lidar com mais tranquilidade com esse tipo de pessoa.

Portanto, se você vive com uma pessoa difícil, ou se diariamente precisa lidar com esse tipo de pessoa no trabalho, invista na sua própria mudança, e não tente mudar os outros.

Mudar os outros é algo complexo e invasivo, portanto, é mais produtivo investir na própria mudança para conseguir ter relacionamentos mais saudáveis.