12 benefícios que a gratidão pode te proporcionar

12 benefícios que a Gratidão pode te proporcionar. Seja grato a Deus!

Ser grato pelo que temos e somos é algo que pode nos proporcionar muitas bênçãos divinas.

A gratidão é algo que agrada a Deus e que deixa o nosso coração repleto de paz e felicidade, por isso devemos praticá-la diariamente.

É claro que praticar a gratidão diariamente pode parecer uma tarefa difícil, afinal, todos nós precisamos realizar muitas tarefas todos os dias.

Porém, você deve colocar em mente que:

O poder da gratidão é imenso. É um poder capaz de transformar a sua vida em cada detalhe, por isso vale muito a pena dedicar alguns minutos do dia para praticá-la.

Existem inúmeras razões para cultivar intencionalmente a gratidão, por isso vamos apresentar 12 benefícios que o ato de dar graças a Deus pode trazer para a sua vida.

1 – A gratidão glorifica a Deus

Isso, por si só, já é um motivo para agradecer a Deus.

Nossa gratidão glorifica a Deus quando exaltamos não os seus dons, mas o seu caráter de doador.

A gratidão nos ajuda a perceber que tudo o que temos não está disponível para nós simplesmente porque nos esforçamos, mas porque Deus nos concedeu.

Deus é um doador generoso, justo e sábio. Ele nos concede suas graças no tempo certo, e devemos ser gratos por isso.

2 – A gratidão nos ajuda a ver Deus

A gratidão abre nossos olhos espirituais, e isso é algo incrível.

Quanto mais damos graças a Deus, mais enxergarmos suas obras ao nosso redor.

A gratidão nos ajuda a sentir a presença de Deus, seus cuidados para com a humanidade e seu tempo perfeito (Deus faz tudo no tempo certo, nem cedo nem tarde).

3 – A gratidão nos coloca diretamente na vontade de Deus

A gratidão nos ajuda a ser obedientes a Deus, e a glorificá-lo não somente nos momentos felizes, mas em todos os momentos.

Todas as situações, sejam elas boas ou ruins, são oportunidades de aprendizado e crescimento, e devemos ser gratos a Deus por isso.

4 – Gratidão traz paz

A gratidão nos ajuda a perceber que Deus está conosco em todos os momentos, e saber disso é algo que enche o coração de paz e amor.

Seja grato e você começará a experimentar uma paz profunda e maravilhosa.

5 – A gratidão nos atrai para Deus

A gratidão pela magnitude da bondade de Deus nos atrai para Ele.

Tenha fé e dê graças a Deus, isso irá te salvar e te colocar no caminho da felicidade.

Então Jesus perguntou: “Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?” E disse-lhe: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”. (Lucas 17: 17-19)

6 – Gratidão traz satisfação

12 benefícios que a gratidão pode te proporcionar seja grato a Deus

A gratidão faz com que nos sintamos bem e felizes com o temos.

Se não somos gratos pelo que Deus nos deu, conseguir mais não nos fará mais felizes, ou seja, estaremos sempre insatisfeitos.

Ser grato é a chave para o contentamento.

7 – A gratidão aprofunda a fé

Manter um registro da bondade e fidelidade de Deus para conosco é algo que dá um impulso na fé quando enfrentamos novas dificuldades.

A gratidão nos ajuda a lembrar que Deus foi sempre fiel e bondoso para conosco, e isso é algo que dá força e esperança, e nos ajuda a vencer as batalhas diárias, mesmo quando elas são difíceis e dolorosas.

8 – Gratidão leva à alegria

O excesso de gratidão é alegria.

Perceber e glorificar a abundante bondade de Deus, mesmo nos momentos mais difíceis, é a porta que dá acesso à alegria.

Quando o Senhor trouxe de volta os exilados de Sião, pensamos que era um sonho. Então nossa boca transbordava de sorrisos e nossa língua cantava de alegria. Então se comentava entre os povos: “O Senhor fez por eles maravilhas”. Maravilhas o Senhor fez por nós, encheu-nos de alegria. (Salmo 126: 1-3)

9 – A gratidão desafia as mentiras do mal

O mal é astuto. Constantemente o inimigo sussurra que Deus não é bondoso, que não se importa conosco, que está nos privando da verdadeira alegria.

Quando somos gratos e glorificamos a Deus por tudo o que ele nos deu, ficamos protegidos das mentiras do inimigo. Tenha fé!

10 – A gratidão nos protege contra a inveja

A inveja nos faz querer o que o outro tem, e isso é fonte de sofrimento, conflitos e insatisfação.

A gratidão nos faz perceber que Deus nos deu muito mais do que merecemos. Ela também nos faz perceber que existe bondade suficiente para todos, por isso não precisamos querer o que é do outro, e não precisamos nos comparar com os outros.

Um coração repleto de gratidão não tem espaço para inveja.

11 – A gratidão nos ajuda a viver e a aproveitar o presente

A gratidão abre nossos olhos para a grandeza e beleza dos dias comuns, do aqui e agora. Ela nos permite ver este dia e este momento como presentes e absorver toda a abundância do agora.

12 – A gratidão é um testemunho

Quando agradecemos a Deus abertamente, e reconhecemos tudo o que Ele fez e faz por nós, damos o testemunho de que o contentamento e a paz não provêm do que temos, mas de quem conhecemos. Esse testemunho é capaz de transformar vidas, e tornar o mundo o lugar melhor para se viver.

Desenvolver um coração agradecido traz bênçãos incríveis e maravilhosas, então, comece a praticar a gratidão e veja os milagres acontecendo na sua vida e ao seu redor.